Sonhos Lúcidos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sonhos Lúcidos

Mensagem por Emy em Qui Jun 28, 2012 11:04 pm

O que é um sonho lúcido? Sonho lúcido é quando você, mesmo dentro do sonho, sabe que está sonhando e que tudo aquilo não é real. Por isso, você consegue muitas vezes controlar todos os aspectos do sonho. Você perde o medo de tudo por saber que não é real, você consegue voar sem ter asas, respirar debaixo d’água, se teletransportar, viajar no tempo, encontrar pessoas famosas, reencontrar pessoas com quem já perdeu contato ou, até mesmo, conversar com os mortos. E como ter certeza que esses sonhos realmente existem? Pois é, o problema do sonho lúcido é comprovar sua existência. Como um cientista pode observá-lo se ele acontece apenas dentro da cabeça do sonhador? Para isso, Stephen LaBerge, um psicólogo da Universidade Stanford que dedicou sua vida a estudar esse fenômeno, encontrou uma solução. Ele pediu que os voluntários escolhessem o enredo de seus sonhos antes de dormir e indicassem com movimentos específicos dos olhos o momento em que começassem a sonhar (já que o olho não fica paralisado durante a noite). As ondas cerebrais e os sinais vitais dos voluntários eram medidos a noite toda. Como num milagre, a partir do momento em que os adormecidos davam o sinal de que estavam sonhando, as partes do cérebro e as reações do corpo combinavam perfeitamente com o tema do sono. Se a pessoa estivesse correndo, sua respiração ficava ofegante. Se ela estivesse voando, as áreas do cérebro ligadas a movimentos espaciais eram acionadas. "Isso explica por que os sonhos parecem reais. Para o cérebro, eles são reais", diz LaBerge em seu livro Lucid Dreaming. Foi o que ele precisou para ter certeza de que o sonho lúcido existia.
Mas e ai, pra que serve essa habilidade? Para muitos, sonhos lúcidos caem como uma luva. No caso dos 2 a 6% da população mundial que tem pesadelos recorrentes mais de uma vez por semana, ter controle sobre os sonhos é uma ótima maneira de não sentir mais medo. Existem também relatos de pessoas com deficiência motora afirmam que puderam restabelecer parte de sua vida com os Sonhos Lúcidos. Dormindo, elas puderam voltar a caminhar, o que trouxe resultados esplêndidos para seu dia a dia, melhorando taxas de depressão.
E como eu posso conseguir ter esses sonhos? Aqui vai uma lista passo a passo de como conseguir controlar seus sonhos. Siga todos os passos todos os dias e noites, e provavelmente renderá bons resultados!

1. Anote seus sonhos
Talvez este seja o passo mais importante para conseguir sonhar com lucidez. Mantenha um diário de sonhos próximo à cama de noite e escreva nele logo depois de acordar (se lembrar de alguma coisa). Isto mostra ao seu cérebro que você realmente quer se lembrar dos seus sonhos. Anote o máximo de detalhes: como era o espaço do sonho, objetos, pessoas, sensações, emoções, tudo o que conseguir lembrar. E lembre-se de anotar tudo ANTES de sair da cama, esse é um detalhe importante. Enquanto você levanta e vai escovar os dentes, pode esquecer de alguns detalhes do sonho, e isso não vai ser legal. Anote tudo, depois vá viver sua vida. E pode anotar apenas com palavras chaves, não precisa escrever uma narração de como foi seu sonho (até porque, convenhamos, ninguém consegue escrever uma narração logo que acorda). E, se possível, registre o sonho mesmo que tenha acordado no meio da madrugada (é difícil, eu sei, mas tente). Fazendo isso sempre, você desenvolverá o hábito de recordar seus sonhos sempre que acordar e com o tempo passará a perceber padrões em seus sonhos, podendo identificar quando está realmente sonhando.

2. Aprenda qual é o melhor momento para ter sonhos lúcidos
Os sonhos normalmente ocorrem em ciclos de 60 minutos durante o sono. Se você está interessado em se lembrar de seus sonhos, é melhor se programar para acordar durante um destes ciclos (sonhos interrompidos são mais facilmente lembrados). Há também estudos que sugerem que sonecas tiradas algumas horas após acordar de manhã são a hora mais comum para se ter um sonho lúcido. O ideal é que você durma 6 horas; acorde, ande pela casa; durma mais duas. LaBerge garante que as últimas horas são ótimas para sonhos lúcidos. Mas não se esqueça de anotar os sonhos, ok?

3. Pratique a indução mnemônica de sonhos lúcidos
Também é importante a técnica da Indução Mnemônica de Sonhos Lúcidos, proposta também por LaBerge, que consiste em tentar recordar imediatamente o sonho assim que acorda e quando for voltar a dormir se auto-sugerir insistentemente que é preciso recordar o que vai sonhar e se imaginar de volta ao sonho que acabou de ter. Se pensamentos aleatórios começarem a surgir enquanto você tenta dormir, repita a auto-sugestão novamente. E não se preocupe se parecer que está demorando demais. Quanto mais tempo repetir, mais ela vai entrar, e maior a chance de ter um sonho lúcido.

4. Crie o hábito de verificar se você está no mundo real.
Cheque pelo menos três vezes sempre que algo ao seu redor parecer fora do comum. Quando estiver em um sonho, isto vai lhe fazer perceber que está dormindo, permitindo-lhe ficar lúcido. Mas, para lembrar de fazer esta verificação em um sonho, você precisa primeiro se acostumar a fazê-lo na vida real. Quando estas ações se tornarem hábito, você vai começar a fazê-lo nos sonhos, podendo perceber que está sonhando. Algumas táticas:
- Olhe para um relógio e veja se ele permanece parado ou se não está borrado;
- Olhe para um texto e verifique se está legível. Se sim, olhe para longe e olhe para o texto novamente, verificando se ele mudou;
- Ligue e desligue a luz da sala;
- Olhe em um espelho (sua imagem normalmente aparece borrada em um sonho);
- Feche o nariz e tente respirar;
- Olhe para as mãos e se pergunte: "Estou sonhando?" (quando você sonha, você vê dedos maiores ou mais de cinco dedos nas mãos);
- Pule e tente perceber se a gravidade está agindo normalmente (se você não fica flutuando ou se demora a cair);
- Belisque-se ou cutuque-se; nos sonhos, você não sente dor, e sua pele pode parecer mais elástica que na vida real.
Lembre-se que em um sonho, situações como essas muitas vezes vão fugir ao natural, então esteja sempre ligado. Mas vale a pena ressaltar que no inicío da prática, talvez você perceba no sonho que está sonhando, mas não faça nada em relação a isso. Eu mesma, depois de praticar na vida real a tática do pulinho (às vezes pulo aleatóriamente na vida real só pra tornar isso um hábito), percebi em um sonho que talvez estivesse sonhando, e dei um pulinho pra ter certeza. No sonho, voltei ao chão com uma leveza que não aconteceria na vida real, e então pensei "legal, estou sonhando". Daí pra frente, o sonho continuou normalmente, como se eu nunca tivesse percebido nada. Mas eu não sei se é uma situação normal, o fato é que talvez você não consiga um bom resultado de primeira, mas vale a pena continuar tentando.

5. Prolongue os sonhos lúcidos
Prolongue os sonhos lúcidos girando seu corpo, caindo para trás (acredita-se que isto prolongue o REM, que é a fase do sono em que é mais fácil conseguir ter sonhos lúcidos - mais ou menos aquelas duas ultimas horas de sono) ou esfregando as mãos no sonho (para evitar a sensação de estar deitado na cama). Isso manterá você dentro do sonho. Quando conseguir alcançar a lucidez, apenas relaxe. Não tente imediatamente modificar o sonho. Ao perceber algo estranho demais para ser real dentro de seu sonho, não se afaste, ao invés disso, mantenha o foco no que é irreal. Isso permitirá que você se agarre ao sonho a ponto de elevá-lo para a consciência, sem acordar fisicamente. Será como acordar. Você terá consciência de estar em sua cama deitado e poderá até mesmo se lembrar de ter ido dormir, mas não sentirá a cama. Todas as visões, sons, cheiros, emoções e sensações do sonho permanecerão, mesmo que você esteja consciente de que tudo é apenas parte do sonho. Poderá aproveitar conscientemente o sonho, com todas as emoções e elementos e ainda poderá criar e controlar tudo. É como ser um deus (e você realmente se tornará um deus dentro de seus sonhos).

---

Bom gente, é isso. Eu encontrei alguns textos bons sobre sonhos lúcidos e fiz uma grande mistura de todos eles aqui, adicionando algumas notas minhas. Vou colocar o link de todas as fontes logo abaixo, e sugiro que leiam todos os textos completos. Existem informações que não postei aqui pra não deixar o texto ainda maior do que ficou, e assim cansativo de ler. Espero que gostem e tentem! Vamos compartilhar nossas experiências aqui!
FONTES: Super Interessante 1 | Super Interessante 2 | WikiHow | Galacta.org | patoatomico.com

Emy
Nivel 25

Pontos de reputação : 38

Ver perfil do usuário

Re: Sonhos Lúcidos

Mensagem por bombsb em Ter Jul 03, 2012 3:28 am

1ª tentativa aqui vou eu.....
posto amanhã se conseguir......ou não...

bombsb
Nivel 22

Pontos de reputação : 2

Ver perfil do usuário http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Mensagem por bombsb em Ter Jul 03, 2012 1:06 pm

pronto...................
eu tentei.......mais não foi bom.......
vou descrever antes de sair:
***mikel= miguél 9 tinha outro nome)
eu tava escrevendo esses nomes ........
foram tipo 5 minutos de sonho, mais 2 horas de sono......
eu tava em um salão grande, sentado em uma cadeira, tinha alguém de pé do meu
lado era um homem ''bonito'', eh a única coisa que lembro dele.....
um dos meus pensamentos foi ''eles podem me ajudar''......
era na época da idade média......
eu estava com roupas vermelhas bonitas e vistosas......
parecia a sala de um trono.......
eu tava bem cansado, e quando acordei tbm fiquei cansado........
----//----
ps: é soh oq eu lembro, a eh um detalhe, eu fui come assim que acordei, tava
atrasado, era um bolinho de chuva ( era meio dia), a eh, dai minha traquéia fecho
e eu parei de respira, com comida na boca ainda..... foi horrível.......

bombsb
Nivel 22

Mensagem por Emy em Qua Jul 04, 2012 2:11 pm

Eu sei como é, mas vc tá melhor?

Isso ae bombsb, anotando os sonhos 8D eu já preparei meu caderninho pra anotar os meus. O problema é que quando eu anoto com sono a letra fica tao feia que fica ate difícil ler depois KKK

Emy
Nivel 25

Ver perfil do usuário

Mensagem por bombsb em Qua Jul 04, 2012 3:15 pm

afffff.....
emy posta ai......
o meu hoje foi enigmático::::
hj basicamente foi parecido com o anterior, mas desta vez era na idade moderna...
eu conversava com varias pessoas e elas me contavam ''coisas''......
estava chovendo........mas eu estava de guarda-chuva, aquele mesmo homem do sonho
anterior tava segurando o meu guarda-chuva.....
era uma cidade grande, cheia de prédios e eu estava em um beco, na entrada de um beco......
na verdade eu tive vários sonhos com o mesmo contexto hj, eram em épocas diferentes mas muito parecidos.....
um deles era em uma tenda como ah dá ''Daneris Burn of storn''.....
aquele homem tava lah me olhando como um guarda-costas......
ele estava totalmente negro, sem luz nenhuma no seu corpo......
mesmo estando de dia e a tenda ficava totalmente iluminada......
bem é soh isso hj.......
sem nenhum episodio de auto tentativa de homicídio......
ah eh eu to bem minha cara flor.......
e eu quero ler os seus minha cara espiã.......

bombsb
Nivel 22

Mensagem por Emy em Qua Jul 04, 2012 3:45 pm

KKK vc já viu esse cara alguma vez na vida?
Eu não anotei o meu de hoje, e nao consigo lembrar KKK a partir de amanha eu começo a anotar de novo.

Emy
Nivel 25

Ver perfil do usuário

Mensagem por bombsb em Qua Jul 04, 2012 4:16 pm

não sei......
mas eu sei que quando eu era pequeno eu vivia sonhando com homens que queriam me matar......
ou então quando eu dormia em um lugar antigo eu tinha sonhos de como era a vida naquele lugar.....
uma vez eu sonhei em uma casa que eu morava.....
***era um grande baile, pessoas vestidas com roupas da época colonial, lindos vestidos....
ternos não tão bonitos assim.....
dai derrepente um cara aparece correndo e leva um tiro de outro cara que tava com
uma arma daquelas bem antigas.....
quando acordei minha casa tinha sido roubada......
fui na biblioteca mais próxima e vi os jornais antigos......
tinha morrido um cara naquela casa, durante um baile de gala....
......

bombsb
Nivel 22

Mensagem por Emy em Sex Jul 06, 2012 4:14 pm

Nossa, que tenso isso O:

Mas ow, pra não fica bagunçado, vamos postar os sonhos no tópico de sonhos ok? Vamos deixar esse aqui pra compartilhar nossas tentativas, comentários, anotações ou qualquer coisa que descobrirmos sobre o assunto do tópico, blz?

Emy
Nivel 25

Ver perfil do usuário

Mensagem por bombsb em Sex Jul 06, 2012 4:39 pm

não eh isso, eh que falto uma parte, i'm so soory, my flower.....
era o mesmo cara, bem nos atuais eh só a silhueta dele, mas eh a mesma roupa, e mesma altura, o cara que morreu, era o cara que em perseguia, junto com um gordinho, quando eu sonhava com o inferno, e eh o cara que me acompanhou nos sonhos que postei aqui........

bombsb
Nivel 22

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: