Seria jesus uma cópia ?

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Seria jesus uma cópia ?

Mensagem por cloud em Sab Maio 22, 2010 6:27 pm

Vi esse tópico na área do Papo cabeça no Uol jogos. Bem interessante.
Vou postar exatamente como o tópico está.

Johnson Verdura escreveu:Estive pesquisando mais sobre o ser mitológico de Jesus, e acabei descobrindo coisas interessantes. Desde várias criaturas antes dele com características muito semelhantes até estrelas como a resposta para tudo. Vendo tudo isso, percebo que a igreja não fez mais do que copiar outras religiões, o que deixa mais claro de que tudo não passa de mito. Entenda o porquê.

Vamos iniciar nosso estudo verificando algumas características básicas de tais deuses.

Horus (egípcio) 3000 a.C.

­
Nasceu dia 25 de dezembro;
Nasce­u de uma virge­­m, a deusa Ísis-Meri com Osíris;
Nascimento acompanhado por uma estrela a Leste;
Estrela seguida por 3 reis;
Aos 12 ­anos, era uma criança prodígio;
Batizado aos 30 anos;
Começou seu ministério aos 30;
Tinha 12 discípulos e viajou com eles;
Operou milagres e andou sobre as águas;
Era chamado de Filho de Deus, Luz do Mundo, A Verdade, Filho adorado de Deus, Bom Pastor, Cordeiro de Deus, etc;
Foi traído, crucificado, enterrado e ressuscitou 3 dias depois.

Nos outros deuses, encontramos a mesma estrutura mitológica. Vejamos:

Mitra (persa romano) 1200 a.C

nasceu de uma virgem;
teve 12 discípulos;
praticou milagres;
morreu crucificado;
ressuscitou no 3º dia;
era chamado de A Verdade, A Luz
veio para lavar os pecados da humanidade;
foi batizado;
como deus, tinha um filho, chamado Zoroastro.

Attis (Frígia Roma) 1200 a.C.

Nasceu de uma virgem;
Foi crucificado, morreu e foi enterrado;
Ressuscitou no 3º dia;

Krishna (hindu índia) 900 a.C

Nasceu de uma virgem;
uma estrela avisou a sua chegada;
Fez milagres;
Após morrer, ressuscitou.

Dionísio (Grego) 500 a.C

Nasceu de uma virgem;
Foi peregrino (viajante);
transformou água em vinho;
Chamado de Rei dos reis, Alpha e ômega;
Após a morte, ressuscitou;
Era chamado de Filho pródigo (sic) de Deus

Existem outros deuses com características muito semelhantes a estes. Estes são os mais conhecidos porque co-existiram com a nova religião, chamada de cristianismo. Ou seja, quando o cristianismo surgiu, tais deuses ainda eram adorados. Este fato é o alicerce que sustenta a teoria do plágio cristão.

Vejam que as informações acima são as mais usadas para se alegar o plágio, por se assemelharem muito com o relato bíblico de Jesus.

Explicando a mitologia

Vejamos porque esses deuses possuem tais características, tão iguais uns com os outros:

Os deuses de mistérios, na sua totalidade, possuem influências astrológicas. O deus maior é o Sol, a luz do mundo, o salvador. O Sol é facilmente considerado como deus, pois tais características são muito boas para um salvador. Ele traz vida, aquece, dá luz, etc.

O Solstício de inverno

Um fenômeno conhecido desde a antiguidade são os solstícios, e no dia 22 de dezembro, ocorre o início do solstício de inverno (hemisfério norte), no qual o sol tem o seu ponto mais baixo no horizonte, devido à inclinação do eixo terrestre. Este ponto mais baixo permanece por um período de três dias, e, no dia 25 de dezembro, O sol sai deste ponto, subindo 1 grau e voltando, gradativamente, ao seu ponto mais alto, completando e finalizando assim o solstício de verão.

Estrela Sirius e Constelação de três reis

A estrela que brilha mais forte no céu é a estrela Sirius, que no dia 25 de dezembro fica alinhada à constelação de 3 reis (Marias aqui no Brasil). Este alinhamento aponta diretamente ao sol.

Sendo assim, o sol, saindo do solstício de verão renasce, movendo-se 1 grau para o norte depois de três dias (22-25) e quando renasce, é sinalizado pela estrela Sirius, seguida pela constelação de três reis, formando assim um alinhamento entre os três.

Entende-se que as mitologias surgiram, ou tiveram como base, estes fenômenos. O Sol, renascendo, é sinalizado pela estrela, que, formando um alinhamento com a constelação de reis e o sol, nos mostra a constelação seguindo a estrela e indo em direção ao Sol (salvador).

Então, temos a mitologia criada, de que o salvador foi sinalizado por uma estrela e que três reis foram até o salvador seguindo a estrela. Tal informação se assemelha com o relato do nascimento de Jesus. Veja a imagem abaixo:

Cruzeiro do Sul

O mesmo fenômeno é comparado com a crucificação, quando o Sol termina o solstício de verão e fica neste período por três dias (enterrado) e ressurge (ressuscita) ao 3º dia. Tal comparação com a crucificação é devido á outro alinhamento estelar, este, com o cruzeiro do sul no dia 22. Ou seja, o sol é crucificado com o cruzeiro e ressurge no 3º dia (ressuscita) dia 25.

Crucificação

A crucificação não era mitologia. Morte por crucificação foi uma punição largamente utilizada por persas, gregos e romanos. Os críticos alegam que esta era uma mitologia e que Jesus não foi crucificado porque crucificação é mitologia, vinda da morte do sol alinhada ao cruzeiro do sul. Vejamos então esta informação:

Crucificação ou crucifixão era um método de execução tipicamente romano, primeiramente reservado a escravos. Crê-se que foi criado na Pérsia, sendo trazido no tempo de Alexandre para o Ocidente, sendo então copiado dos cartagineses pelos itálicos. Neste ato combinavam-se os elementos de vergonha e tortura, e por isso o processo era olhado com profundo horror. O castigo da crucificação começava com flagelação, depois do criminoso ter sido despojado de suas vestes. No azorrague os soldados fixavam os pregos, pedaços de ossos, e coisas semelhantes, podendo a tortura do açoitamento ser tão forte que às vezes o flagelado morria em consequência do açoite. O flagelo era cometido o réu estando preso a uma coluna.

No ato de crucificação a vítima era pendurada de braços abertos em uma cruz de madeira, amarrada ou presa a ela por pregos perfurantes nos punhos e pés. O peso das pernas sobrecarregava a musculatura abdominal que, cansada, tornava-se incapaz de manter a respiração, levando à morte por asfixia. Para abreviar a morte os torturadores às vezes fraturavam as pernas do condenado, removendo totalmente sua capacidade de sustentação, acelerando o processo que levava à morte. Nos momentos que precedem a morte, falar ou gritar exigia um enorme esforço.

As palavras em grego e latim para "crucificação" se aplicam a diferentes formas agonizantes de execução, do empalamento em estacas, fixado em árvores, em postes, em patíbulos ou vigas transversas. Se em viga transversa, esta seria carregada pelo condenado sobre seus ombros até o local da execução. Um cruz inteira pesava mais de 130 Kg. A viga transversa podia pesar entre 35 e 60 Kg.

Seria um absurdo dizer que a crucificação é pura mitologia. Até a pouco tempo, a história da crucificação de Cristo utilizando pregos, era contestata por diversos estudiosos. Alguns críticos nos dizem que a crucificação está ligada com o cruzeiro do sul, e que isso é mitologia. Porém a arqueologia diz diferente.

Os críticos também alegam que o simbolo da Cruz é um mero plágio dos símbolos Zodiacais. Vejam a imagem abaixo:

Vejam mais em: http://www.dc.golgota.org/estudos/plagio.html

Agora já sabem. Quando lhe perguntarem "cadê seu deus agora?!", aponte para o sol.

cloud
Nivel 21

Pontos de reputação : 30

Ver perfil do usuário

Re: Seria jesus uma cópia ?

Mensagem por Ftcv em Sab Maio 22, 2010 11:35 pm

Muito interessante mesmo!
Mas Jesus realmente existiu, esta na história.
Mas ele pode não ter sido nada do que se alegam, só foi aproveitado a sua fama para criar uma mitologia.
Quanto a data de nascimento de Jesus já está provado de que foi invenção da igreja, ele não nasceu em Dezembro.
A Bíblia sequer cita um dia ou mês, mas fala que os pastores estavam "pastoreando nos campos", se fosse em 25 de Dezembro iria está um frio que deixaria os campos improdutivos, o normal era nessa época os pastores manterem os rebanhos nos campos, e imagine Maria viajando grávida por 70 milhas (de Nazaré a Belém) no inverno! Muito dificil. Foi a igreja catolica que decidiu escolher esse dia provavelmente por já ser comemorado por religiões pagãs, oq facilitaria dos seguidores de outras crenças se adaptarem a religião católica, conquistando assim um maior número de enganados!

Ftcv
Nivel 26

Pontos de reputação : 55

Ver perfil do usuário http://forumilha.forumj.biz

Mensagem por cloud em Dom Maio 23, 2010 9:32 am

Mas o que impressiona é que todos são iguais.
Talvez jesus só tenha sido só um profeta e inventaram tudo isso.

Por isso que atualmente sou agnóstico.
Virei depois de frequentar o papo cabeça. Lá é cheio de tópicos citando contradições e mentiras da vida de Jesus e de Deus

cloud
Nivel 21

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ftcv em Dom Maio 23, 2010 2:53 pm

As historias de Jesus nunca me convenceram
é obvio q foi bem diferente do que é dito, quem ainda acredita e confia literalmente nas coisas q estão na biblia?

Ftcv
Nivel 26

Mensagem por Emy em Dom Maio 23, 2010 5:11 pm

Eu acredito em várias coisas que estão na bíblia, e tem muitas coisas que as pessoas interpretam errado. Eu acredito na bíblia, não no homem. A própria Igreja Universal distorce a bíblia inteira pra arrancar dinheiro de trouxas. Na bíblia diz que apenas 10% do que se ganha para deve ser dado a Igreja, mas eles dizem que a bíblia fala que eles devem dar para receber. Como se eles dessem tudo o que tivessem, fossem ganhar muito mais. Isso nunca esteve na bíblia.
E sei lá, se todos esses deuses tem mesmas características, porque Jesus (com letra maiúscula, por favor) não pode ter sido crucificado? Porque todos são completamente originais e Jesus é a cópia? Outros deuses podem existir, cada um com suas características, mas podem existir semelhanças, não é?! Se a crucificação era tão usada, porque estariam copiando? E tudo bem, ressuscitar ao terceiro dia não é algo que todos façam, mas não acredito que seja cópia. Jesus pode muito bem ter feito isso porque Deus quis. Jesus fazia milagres porque Deus possibilitou isso à ele, e ele orava muito pra fazer o que fez, estava sempre em comunhão com o Pai. Ele nunca foi um mágico que chegava, tirava as doenças e fim. Ele orou muito, ele não pecou, e eu acredito no poder da oração. E eu não acredito porque me dizem que tinha efeito, porque antes disso, eu duvidava. Eu vivia pensando: "E se não for verdade e eu estiver adorando um Deus que não existe? Estou perdendo meu tempo?". Mas com o tempo pude ter provas na minha vida de que existe, que é real, e por isso acredito. E eu nem vou na igreja mais, pra ser sincera. Abrem Igrejas pra ganhar dinheiro, isso é ridículo. O dia que eu encontrar uma que queria realmente adorar à Deus eu vou. Não se deve mais confiar totalmente no que o homem diz sobre Deus, o homem muda as coisas pra seu próprio benefício. Se quer aprender sobre Deus, pegue a bíblia e leia. Acredito que ao menos lá, as coisas estão corretas.

Emy
Nivel 25

Pontos de reputação : 38

Ver perfil do usuário

Mensagem por cloud em Dom Maio 23, 2010 5:16 pm

Quais foram as provas que existem na sua vida de que Deus existe?

Tem muitas vezes que você enxerga coisas onde não há nada. Quando uma pessoa é curada, ela agradece a Deus como se fosse ele que tivesse curado.
E o trabalho do médico que se esforçou é ignorado.

Isso acontece muitas vezes

cloud
Nivel 21

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emy em Dom Maio 23, 2010 5:31 pm

Hm.. Tipo, minha tia tava mal. Ela tava na UTI, tava morrendo. Os médicos tentaram de tudo, ela só piorava. Ai o médico chegou na minha mãe e disse:
"- Se você tem um Deus, é melhor que começe a orar por ela agora, porque não tem mais nada que eu possa fazer."
ou seja, ele disse que ele não podia fazer mais nada por ela, que já tinha feito de tudo, que ela ia morrer. Minha mãe ligou pra mim e meus primos, a gente orou, ela orou, meu tio orou, tipo, geral né UHSADUAHSD e em minutos ela começou a ficar bem de novo. tipo, PLIM. se o médico não tivesse dito que ela iria morrer, eu não consideraria isso uma prova, mas até o médico ficou impressionado dela ter ficado bem. então né...

e tinha uma época porque eu orava porque queria que meu pai fosse evangélico e pa. Eu orava por isso toda noite, mas eu não notava a diferença. Inicialmente meu pai odiava que a gente fosse pra igreja, depois ele começou a levar na boa. Pra mim isso não era nada, eu não percebia que as coisas iam mudando aos poucos, eu queria que ele virasse evangélico e pronto. E ai eu pensei: "poxa, Deus não tá ouvindo minhas orações, meu pai continua sendo a mesma pessoa que era, ele não é evangélico e eu to orando à muito tempo". E ai eu parei de orar, eu simplesmente desisti. E tipo, eu não tinha contado pra ninguém que eu orava por isso, muito menos que eu tinha perdido as esperanças. E ai um dia um membro da igreja tava orando lá, eu também tava orando aleatóriamente, e esse membro chegou em mim e disse: "Minha filha (era tipo Deus falando por ele, acredito né), não pense que não escuto suas orações. Não pense que vou te deixar, bla bla bla". Tipo, disse pra eu não perder a fé nele, porque todas as vezes que eu orava, ele me ouvia, e que ele não ia me deixar na mão, sakas? E eu não tinha contado aquilo pra ninguém, na hora até fiquei um pouco assustada. Isso fazem anos.

Enfim, esses foram os mais significativos KK

Emy
Nivel 25

Ver perfil do usuário

Mensagem por Polly Deleite em Dom Maio 23, 2010 6:09 pm

Espera...voce pos dionisio na sua lista de copias de jesus. Que eu saiba, na mitologia grega, dionisio era filho de Zeus com uma humana, que nao era virgem, e eu nao lembro o que aconteceu que ela morreu. Zeus, comovido, gerou o filho na coxa da perna, por isso o nome dele é esse. Dio é dois, e nisio é gestaçao. Duas gestaçoes. Ele é o deus do vinho, entao logico que transforma agua em vinho, e das festividades do teatro, além de ser casado com a princesa ariadne. Se for esse que voce ta falando, nao tem nada a ver com Jesus. Até porque, deuses só morrem se forem perfurados com a costela do titã.

Polly Deleite
Nivel 12

Pontos de reputação : 12

Ver perfil do usuário

Mensagem por cloud em Dom Maio 23, 2010 6:30 pm

Na verdade não fui eu que fiz a lista
Eu peguei de outro fórum

Mas eu vi no Wikipédia que existe 2 versões do nascimento de dionisio. Em uma delas ele pode ter nascido de uma virgem

cloud
Nivel 21

Ver perfil do usuário

Mensagem por Polly Deleite em Dom Maio 23, 2010 6:40 pm

Hum sim...mas dionisio foi crucificado? ele é um deus, deuses nao morreriam se fossem crucificados

Polly Deleite
Nivel 12

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ftcv em Dom Maio 23, 2010 6:42 pm

Emy escreveu:Não se deve mais confiar totalmente no que o homem diz sobre Deus, o homem muda as coisas pra seu próprio benefício. Se quer aprender sobre Deus, pegue a bíblia e leia. Acredito que ao menos lá, as coisas estão corretas.
Haeahueaha
Para falar a verdade a bíblia já foi modificada pela igreja...
Emy escreveu: Na bíblia diz que apenas 10% do que se ganha para deve ser dado a Igreja
De onde você tirou isso Emy? Nunca encontrei isso na Bíblia oO'

E nessa lista que cloud pegou, as histórias dos outros deuses estão um pouco distorcidas para se adaptarem a teoria, se vc pesquisar sobre esses deuses vai perceber q a comparação está muito forçada!

Ftcv
Nivel 26

Mensagem por cloud em Dom Maio 23, 2010 6:47 pm

Polly Deleite escreveu:Hum sim...mas dionisio foi crucificado? ele é um deus, deuses nao morreriam se fossem crucificados

Não está falando que ele foi crucificado.
Leia a parte dele de novo.

cloud
Nivel 21

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ftcv em Dom Maio 23, 2010 7:04 pm

Mas Dionisio morreu? Disse q ele ressucitou, mas ele morreu? O unico lugar q eu ja ouvi falar de Dionisio morrendo é em peça de teatro, na cultura real eu acho q ele não morreu, muito menos ressucitou!

Ftcv
Nivel 26

Mensagem por Tony-Souza em Seg Maio 24, 2010 11:13 am

Ftcv escreveu:
Emy escreveu:Não se deve mais confiar totalmente no que o homem diz sobre Deus, o homem muda as coisas pra seu próprio benefício. Se quer aprender sobre Deus, pegue a bíblia e leia. Acredito que ao menos lá, as coisas estão corretas.
Haeahueaha
Para falar a verdade a bíblia já foi modificada pela igreja...
Emy escreveu: Na bíblia diz que apenas 10% do que se ganha para deve ser dado a Igreja
De onde você tirou isso Emy? Nunca encontrei isso na Bíblia oO'

E nessa lista que cloud pegou, as histórias dos outros deuses estão um pouco distorcidas para se adaptarem a teoria, se vc pesquisar sobre esses deuses vai perceber q a comparação está muito forçada!

Não só pela igreja que a bíblia foi editada, mas também na tradução (Nunca, nada fica exato.). Agora imagina quantas edições traduções e reproduções tem a bíblia. RSRS

e quanto aos 10% não é bem assim, é uma parada que não sei explicar direito, mas é o dízimo que deve ser dado, agora pra quem tem várias teorias. A igreja diz que é pra ela, tem outras que é para o reino e o reino está em vocÊ, ou seja tire uma parte do seu $$ e guarde pra você...são várias teorias pois exitem várias formas de interpretação.

Tony-Souza
Nivel 23

Pontos de reputação : 14

Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10556913887043450888

Mensagem por cloud em Seg Maio 24, 2010 7:09 pm

A biblia é o livro mais contraditório que existe.

Não dá para ler ela levando ao pé da letra.
E bastante coisa lá é figurado e totalmente ficção.

Eu mesmo acho que Jesus não foi nada de tão foda quanto dizem

cloud
Nivel 21

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tony-Souza em Seg Maio 24, 2010 7:51 pm

Véi Jesus pode ter sido um cara normal que nem gandhi...que conseguiu reunir a galera véi...

sei lá

Ainda tenho fé em Deus

Tony-Souza
Nivel 23

Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10556913887043450888

Mensagem por Polly Deleite em Seg Maio 24, 2010 8:22 pm

Vai ele foi um homem muito inteligente pra época dele, mas nao uma coisa tao fantasiosa

Polly Deleite
Nivel 12

Ver perfil do usuário

Mensagem por cloud em Seg Maio 24, 2010 8:30 pm

Também acho que Jesus foi apenas um homem que pregava o bem
O resto acho que é invenção

cloud
Nivel 21

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tony-Souza em Seg Maio 24, 2010 9:07 pm

Também não é pra tanto, pode ter curado umas paradas com conhecimento obtidos através de observação e a galera disse que erra milagre...

Tony-Souza
Nivel 23

Mensagem por tuts em Ter Maio 25, 2010 11:14 pm

Polly Deleite escreveu:Espera...voce pos dionisio na sua lista de copias de jesus. Que eu saiba, na mitologia grega, dionisio era filho de Zeus com uma humana, que nao era virgem, e eu nao lembro o que aconteceu que ela morreu. Zeus, comovido, gerou o filho na coxa da perna, por isso o nome dele é esse. Dio é dois, e nisio é gestaçao. Duas gestaçoes. Ele é o deus do vinho, entao logico que transforma agua em vinho, e das festividades do teatro, além de ser casado com a princesa ariadne. Se for esse que voce ta falando, nao tem nada a ver com Jesus. Até porque, deuses só morrem se forem perfurados com a costela do titã.

HAHA, adoro.
Cloud, vc daria um belo aprendiz

A minha visão é essa: Jesus pode ter sido o maior estelionatário da história (é, 171). com ajuda de alguns falsos cegos, ou falsos alejados, pode ter conquistado a confiança de alguns seguidores e ganhado um dinheiro, mas isso não importa. Sou quase convicto de que Jesus existiu, há muitas referências na história para que tenha sido algo criado, o que eu acredito é que a figura dele foi retorcida por alguns.

tuts
Nivel 22

Pontos de reputação : 27

Ver perfil do usuário http://www.pensemuderevolucione.blogspot.com

Mensagem por Tony-Souza em Qua Maio 26, 2010 5:32 pm

Isso que ele foi retorcido, é de certeza de todos que tenham pelo menos algum afastamento das religiões

Tony-Souza
Nivel 23

Mensagem por tuts em Qua Maio 26, 2010 10:49 pm

poderia se expressar melhor? não entendi porra niuma

tuts
Nivel 22

Mensagem por Ftcv em Qua Maio 26, 2010 11:10 pm

Eu acho que ele quis dizer que é obvio para todas as pessoas com noção de realidade, que a história de Jesus não é exatamente como contam.

Ftcv
Nivel 26

Mensagem por tuts em Sab Jun 05, 2010 11:58 pm

ah sim, claro.

há registros de que a bíblia foi alterada diversas vezes

e óbvio que quando ela foi criada, no concílio de Niceia, muita coisa foi inventada, muita coisa foi modificada, e muita coisa foi retirada.

tuts
Nivel 22

Mensagem por Emy em Dom Jun 06, 2010 9:51 pm

é, isso é verdade.
acho que Jesus era uma pessoa normal, que orava muito e tinha MUITA comunhão com Deus pra fazer o que fez. e não pecou. acredito que se alguém fosse como ele atualmente, conseguiria fazer as mesmas coisas que ele fez. mas o fato é que é quase impossível. por isso ele foi o super fodão, porque ele fez algo muito, muito difícil, que ninguém mais fez.

Emy
Nivel 25

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:24 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: